segunda-feira, 19 de abril de 2010

Viajar...

Viajar!!! Verbo com vários significados, mais com o mesmo sentido. Partir em viagem. Você pode viajar sem sair do lugar ou ir para longe... Ficar perto e está distante, viajar na música, no menino, no vinho. Uma viajem, no céu ou no mar de azul celestial, na highway, com a lua nova te paquerando todo o caminho, começando branquinha e ficando amarelada. Deitada na canga da praia, viajando nas constelações...de escorpion, cinturão de órion, saturno. Viajando nas palavras de uma retórica preparada de um político, que é também do povo, ou no discurso de um estudante militante que nem sabe ao certo porque tanta luta pelo coletivo, ou sabe. Viagem em uma música de um cara que um dia viajou muito ao entrar em estado de graça, algo além do nível basal de funcionamento cerebral, e foi longe em sua produção cultural. Raul Córdula, Tim Maia, Tom Zé, Luiz Gonzaga....Van Gogh,,, Galileu...todos com suas viajens...
Semana passada viajei bastante, fisicamente e a trabalho, mas com intensa contribuição pessoal, uma viajem espiritual, astral, carnal. Comecei por Mossoró, SBPC regional. Calor e gente tranquila. Uma viajem de minicurso, improviso e manha. Para espalhar a ciência pelo país, conhecer pessoas, mostrar para o povo que DNA e banana estão intimamente ligados. Depois, Rio de Janeiro..., que viajem. Primeiro, que cidade!! Como pode ser tão linda e boêmia!! Tanto samba e poesia, Lapa...Arcos...lembrei de meu pai, no dia de seu aniversário, viajando no bondinho da lapa, viajando em sua juventude, sua história, minha história.

Nunca tinha ido a um congresso ligado ao movimento estudantil. Delegada representante da UNIFESP, tinha direito a voto e voz. Grupo de discussão sobre políticas públicas, leis que regem nossa pós-graduação em âmbito nacional. Muita discussão, intensos conflitos de interesse, retórica, demandas, encaminhamentos, articulações. Lindo congresso, boemia. Cerveja para chegar a um estado de energia cerebral acima do normal, onde mora a criatividade. Abaixo do nirvana, acima do normal, entendem o que quero falar?? Noites sem dormir, taquicardia, mãos frias, complemento, satisfação plena e concreta...finalmente! Um beijo de boa noite, um samba mal dançado, um voto pela educação a distância. Sorrisos novos, palavras novas, idéias novas, viajens novas. A viajem é para todos os sentidos, e dentro de mim!! Quero viajar sempre, não posso mais parar!!

3 comentários:

  1. Massa Carol .... seu texto realmente me fez viajar ... o difícil é voltar pra realiadade.
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. "(...) Cerveja para chegar a um estado de energia cerebral acima do normal, onde mora a criatividade. " Entendo! rs

    ResponderExcluir